Carrinho 0

Coleção “Lendas Africanas dos Orixás”

edsoleda santos lendas orixás

Os livros desta coleção apresentam ao leitor lendas sobre os orixás baseadas nos relatos do etnólogo Pierre Verger, exceto o livro “Ibejis”, que é baseado em uma história contada pela bisavó da autora. As lendas coletadas por Verger constituem a base da cultura iorubá e foram reunidas ao longo de anos de suas pesquisas entre os iorubás da Nigéria e do Benin. Cada um dos sete livros da coleção conta uma lenda e todos eles são ricamente ilustrados pela artista plástica e autora Edsoleda Santos. São histórias curtas, intensas e muito envolventes que, graças às belíssimas pinturas em aquarela feitas de forma magistral pela artista, são capazes de transportar o leitor para um mundo de mistérios, paixões, beleza, natureza exuberante, forças sobrenaturais, deuses e deusas.

As lendas, escritas de forma fluida e leve, podem ser lidas e apreciadas tanto por adultos que se interessem pela cultura africana, quanto por crianças que gostam de contos de fadas. Sem dúvida, quem aprecia artes plásticas e pintura em aquarela também vai se deliciar com o trabalho sublime de Edsoleda Santos. Longe de servir apenas como pano de fundo para as lendas, as pinturas da artista nos contam as histórias narradas através de belas imagens cheias de sentimento, expressão, leveza e originalidade.

As histórias da coleção são como contos de fada completamente inseridos no contexto do imaginário e da religiosidade africana. Muitos aspectos da cultura popular da Bahia também podem ser identificados nos livros da coleção, como a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim (“Oxalufã”) e as origens do caruru em homenagem à São Cosme e São Damião (“Ibejis”).



Postagem anterior


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados