Em novembro, celebramos o mês da Consciência Negra. É mais uma oportunidade para agradecermos aos nossos antepassados africanos pela imensa contribuição na formação do povo brasileiro e na consolidação dos nossos costumes, da nossa arte e da nossa religiosidade. Desde sua fundação, a Solisluna publica livros e realiza projetos conectados com as tradições, memórias e histórias dessa cultura ancestral, fortemente presente em nossos trabalhos.
Destaco alguns conteúdos acessíveis para o público, que valem a visita: o Museu Virtual Casa de Ganho das Ganhadeiras de Itapuã é uma experiência imersiva nos primórdios do samba de roda, bem como em sua contemporaneidade, misturando-se com a criação do bairro de Itapuã e a História do Brasil colonial. Idealizado e realizado pela Associação Cultural As Ganhadeiras de Itapuã, o projeto tem concepção, pesquisa, design e execução da experiência imersiva da Solisluna Design Editora.
Outro conteúdo muito precioso que temos a honra de colaborar é o Museu Virtual Nações do Candomblé, do mestre e artista Mateus Aleluia. O projeto é resultado de sua pesquisa em andamento sobre as nações do candomblé, realizada no Brasil e na África.
Entre as obras que publicamos com a temática voltada para nossa ancestralidade, algumas merecem atenção especial:
- A coleção ‘Lendas africanas dos Orixás’, da artista Edsoleda Santos. Já são 11 volumes de histórias lindamente ilustradas sobre os Orixás. Neste momento, Iansã está sendo desenhada pela autora.
- ‘Terreiro do Bogum - Memórias de uma comunidade Jeje-Mahi na Bahia’. Em segunda edição este ano, trata da história do Candomblé Jeje, contada “de dentro”, pela voz de um dos seus filhos, Everaldo Conceição Duarte.
- A reconhecida artista Goya Lopes, por sua vez, tem dois títulos em nosso catálogo: ‘Imagens da Diáspora’, sobre a diáspora africana no Brasil, assinado em parceria com Gustavo Falcón; e ‘Tecelagem, uma história ilustrada’. Recentemente, Goya esteve em Burkina Faso, onde pode ver de perto todo o processo da tecelagem africana, após ter pesquisado, escrito e desenhado para o livro.
Na News da Solis número 5, ainda como parte das homenagens ao Mês da Consciência Negra, trazemos uma entrevista com Bel Santos Mayer, ativista das causas antirracistas, do livro e das bibliotecas comunitárias, cujo título ‘Parelheiros idas e vi(n)das: ler, viajar e mover-se com uma biblioteca’, tivemos a felicidade de publicar em parceria com o Selo Emília.
E nos alegramos em anunciar a Exposição Encontro do Sol com a Lua, resultado do Concurso de Ilustração homônimo promovido como parte das comemorações dos 30 anos da Solisluna. A exposição fica em cartaz até o dia 17 de dezembro.
Te esperamos para esse encontro!
Valéria Pergentino
Sócia-criadora da Solisluna Design Editora
|