"O curioso destino de Rita Quebra-Cama" marca a estreia do jornalista Ricardo Ishmael na literatura. Reúne sete contos de ficção, incluindo aquele que dá título à obra. As histórias são ambientadas no sertão nordestino, lugar de origem do escritor, mas tratam de temas universais: disputa pela posse de terras, conflitos armados, dramas de família, relações amorosas, lendas populares. Violência, tragédia e realismo fantástico estão presentes em algumas narrativas, que também trazem aspectos pitorescos da vida no sertão contados de forma ágil, direta. As personagens e seus dilemas, embora saídos inteiramente da imaginação do autor, compõem um recorte fiel, dinâmico e atemporal das experiências de mulheres e homens sertanejos, os habitantes desta "sociedade roçaliana" como bem define Elomar Figueira Melo e à qual Ricardo Ishmael pertence. O livro, publicado pela Solisluna Editora, é ricamente ilustrado com a arte de Juraci Dórea, artista baiano consagrado internacionalmente pelo trabalho com desenho, pintura, escultura e fotografia. O prefácio é do jornalista e diretor de Jornalismo da Rede Bahia de Televisão, Roberto Appel, e os textos da "orelha" e contracapa, respectivamente, da poetisa e escritora Mabel Velloso e do poeta e cantador Xangai. 

 

 


Ricardo Ishmael é natural de Serrinha, cidade do semi-árido baiano, famosa por dois eventos de destaque no calendário nacional: a Procissão do Fogaréu, na Semana Santa, e a festa de Vaquejada, em setembro. É um dos oito filhos do marceneiro Antônio e da dona de casa Julia. Descobriu nos livros, ainda criança, uma paixão que o acompanharia desde então. Passou pela faculdade de Licenciatura em História da UEFS, Universidade Estadual de Feira de Santana e, logo em seguida, formou-se bacharel em jornalismo pela UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista. Conheceu as técnicas de roteiro para TV, cinema e vídeo numa pós-graduação lato sensu oferecida pela, à época, Faculdade Jorge Amado, em Salvador. Trabalha desde 2001 na Rede Bahia de Televisão, grupo de emissoras afiliadas à Rede Globo. Já ocupou as funções de estagiário e produtor de reportagem e há sete anos é apresentador-titular do telejornal Jornal da Manhã, da TV Bahia, além de repórter e editor. 

Ricardo Ishmael - Foto Magali Moraes

Foto Magali Moraes

A Solisluna Design Editora é uma empresa especializada em projetos editoriais. Iniciou suas atividades na Bahia em 1993, pelos designers Enéas Guerra e Valéria Pergentino. Desde então, edita livros que tratam do patrimônio imaterial, arquitetônico e religioso, do meio ambiente, da pluralidade racial, de questões relacionadas às mudanças sociais e do fazer cotidiano de uma gente singular. Nestes anos de atividade, a Solisluna Editora, sempre comprometida com a bibliodiversidade, tem se caracterizado por difundir livros de qualidade: prosa e poesia, romances, ensaios e estudos afro-brasileiros, publicações institucionais, livros de arte e infanto-juvenis. 

 Compre aqui e receba em casa o livro de Ricardo Ishmael
"O curioso destino de Rita Quebra-Cama e outros contos"