Livros da Bahia para o mundo afora…
A internacionalização da produção editorial da Solisluna

13 de Outubro de 2016, 17:17

A Solisluna Design Editora se dedica à edição de livros voltados para as expressões artísticas, culturais e históricas do povo brasileiro, das questões relacionadas com a diversidade e mudanças sociais. Os livros tratam do patrimônio imaterial, do meio ambiente e da pluralidade racial, se diferenciam pelo design e difundem literatura de qualidade para crianças, jovens e adultos. Desde 2013 a Solisluna participa de feiras internacionais do mercado editorial com o objetivo de apresentar a nossa cultura por meio dos nossos livros e, a partir disso, conquistar novas possibilidades de negócios com os mais diversos países que tenham interesse em publicar os títulos do catálogo e/ou comprar os livros físicos da editora.

Braços abertos para a América Latina

Selecionada pelo edital do Minc (Ministério da Cultura) e Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para compor a delegação brasileira no MICSUL 2016, a editora Valéria Pergentino, representante da Solisluna, junto com mais 9 editoras brasileiras, participa do II MICSUL — Encontros de Indústrias Culturais da América do Sul, que acontece de 17 a 22 de outubro de 2016, em Bogotá na Colômbia.

“O Mercado de Industrias Culturais do Sul MICSUR visa criar e consolidar uma plataforma para a disseminação do conhecimento, promoção, distribuição e comercialização de bens e serviços gerados pelas indústrias culturais e criativas na região. MICSUR trabalha com seis setores das indústrias culturais, Artes Cênicas, Audiovisual, Desenho, Editorial, Música, Animação e Video Games, de 10 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela” (micsur.org).

Presente na Feira Internacional do Livro de Frankfurt

Pela quarta vez consecutiva a Solisluna Editora estará presente na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, um dos mais importantes eventos editoriais do mercado internacional, que acontece de 18 a 23 de outubro. A Solisluna é associada ao Programa Brazilian Publishers, projeto setorial de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, que resulta de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), responsável por organizar a participação das editoras no estande coletivo do Brasil, que tem 30 editoras brasileiras presentes, sendo duas baianas: a Solisluna e a Edufba.

Em Frankfurt, Kin Guerra e Norma Teixeira Vicente serão os representantes da Solisluna durante os 5 dias de feira, em reuniões de negócios e matchmaking com editoras estrangeiras.

Tanto em Frankfurt quanto na Colômbia, apresentaremos os nossos lançamentos de 2015 e 2016. Destacamos o livro de arte bilíngue “Balé Folclórico da Bahia”, que conta a história desta importante companhia baiana de dança, dirigida por Walson Botelho, conhecida e reconhecida em várias partes do mundo, um patrimônio cultural do Brasil, que ao longo de anos vem atuando no resgate, manutenção e recriação de manifestações populares.

Outro destaque é para a série “Lendas Africanas dos Orixás” da artista Edsoleda Santos. São sete livros ricamente ilustrados que contam as lendas de Oxalufã, Oxum, Ibejis, Obaluaê, Nanã, Iemanjá, Xangô. Em breve será lançado o oitavo livro, Oxumaré, que se encontra em produção. São histórias encantadoras, escritas de forma fluida e leve, que podem ser lidas e apreciadas tanto pelas crianças quanto por adultos que se interessem pela cultura afro-brasileira.

“Quem é você, além do que pensa que é?”, da autora baiana Norma Teixeira Vicente, também é  lançamento da Solisluna Editora em 2016 e estará presente na Feira de Frankfurt. O livro apresenta um pouco do conhecimento que foi lembrando a autora por meio da meditação diária e com a ajuda de alguns Seres Superiores: a nossa origem cósmica e as leis que a sustentam, os 19 Universos e como nos projetamos neles, nossas habilidades além da matéria, a importância do Amor no nosso viver diário e a presença dos Sons Cósmicos no nosso corpo!

Para as editoras infantis apresentaremos “O gosto do morango”, de Nathalie Guerreiro, e ilustrado por Ana Maria Moura. O livro conta a história de Eduarda, uma garotinha sensível, alegre e positiva e que aprendeu desde pequena o que é ser diferente. Por isso, sabe que é nas diferenças que se encontra a beleza de todas as coisas e que cada um de nós tem algo especial para oferecer.

Dedicado ao público juvenil, o inédito “Raízes de Luz”, das autoras Débora Knittel e Érica Falcão, terceiro livro da trilogia “Eclipse da Lua Azul”, que narra fantásticas histórias dos personagens dos três mundos: Humano, Angelical e Elemental.

Outros livros para crianças, jovens e adultos do nosso catálogo serão apresentados e estarão em exposição durante os dias das feiras.