Literatura contemporânea brasileira é festejada também fora da feira

10 de Outubro de 2013, 16:30

 

[caption id="" align="alignnone" width="600.0"]A casa de shows Batschkapp, em Eschersheim, sedia nesta sexta (11/10) festa em torno da jovem literatura brasileira promovida pela editora Klaus Wagenbach, que inclui os autores João Filho e Katherine Funke .  foto: Valéria Pergentino A casa de shows Batschkapp, em Eschersheim, sedia nesta sexta (11/10) festa em torno da jovem literatura brasileira promovida pela editora Klaus Wagenbach, que inclui os autores João Filho e Katherine Funke .  foto: Valéria Pergentino[/caption]

Desde esta quinta (10/10) uma série de eventos noturnos paralelos à programação da Frankfurter Buchmesse celebram a literatura contemporânea brasileira.

Daqui a pouco começa, na Romanfabrik, no centro da cidade, encontro que reúne os escritores Nuno Ramos, Joca Terron, André Sant'Anna e Lourenço Mutarelli e promete mesclar falas dos autores com leituras e performances musicais.

Simultaneamente, em outro lugar, na Künstlerhaus Mousonturm , a escritora baiana Àllex Leila comparece, com o gaúcho Antônio Xerxenesky, a cearense Tércia Montenegro, e outros autores integrantes da antologia Wie Sind Bereit (Estamos prontos), no lançamento do livro publicado pela editora alemã Léttretage.

Amanhã (sexta), a partir das 19h30, festa é em Eschersheim, no clube noturno Batschkapp, para festejar o lançamento de duas antologias de jovens brasileiros da editora Klaus Wagenbach. O poeta Timo Berger, que mora em Berlim e fez a seleção do título Popcorn unterm Zückerhurt (Pipoca com Copacabana), estará presente.

Baianos

Entre os integrantes da seleção da Wagenbach, dois baianos: João Filho, poeta e contista, e Katherine Funke, autora de dois títulos do catálogo da Solisluna Editora (Notas Mínimas, contos,  2010, e Viagens de Walter, romance, 2013).

Katherine participa da antologia com o conto Coração de Galinha (inédito em livro) e João Filho, com Cicerone Cego, integrante de Ao longo da linha amarela (P55, 2009).

Outros dois contos de João Filho estão em Frankfurt, traduzidos para o alemão, inglês e espanhol, para antologia de 18 autores baianos publicada pela P55 para a Fundação Cultural da Bahia (Funceb-BA) especialmente com o objetivo de divulgar / exportar a literatura do Estado em oportunidades como a Feira do Livro de Frankfurt. 

A antologia preparada na Bahia vai ser apresentada dentro da feira no sábado (12) pela manhã, no Hall 5.1 E79, pela coordenadora de literatura da Funceb, Milena Britto, com falas de João e de sua mulher Állex Leila, que também teve dois capítulos de seu romance Primavera nos ossos (2009) selecionados para a publicação.

Já o conto publicado pela Léttretage, Não esqueça de pisar firme no coração do mundo, faz parte de um livro com oito outras histórias ligadas pela "chuva como um acontecimento íntimo", Chuva Secreta, a ser lançado pela editora Casarão do Verbo até o fim de 2013.

 

Continue acompanhando mais notícias da Bahia em Frankfurt neste blog.